Relatório de construção de instalação
- Fernanda Roberti, Giane da Silva, Larissa Lamarque
- 8 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Materiais Utilizados:
-Caixas de papelão de diversos tamanhos;
-Caixas de remédio de diversos tamanhos;
- Fita adesiva;
- TNT vermelho;
-Cartolinas;
-Transparências;
-Fotos;
-Carteiras de aula;
-Sacos de lixo;
-Folha Branca A4;
-Tesoura.
Planejamento , Execução e Representação:
Durante os três dias de montagem, exposição e desmontagem da instalação, a equipe estava desfalcada, pois alguns alunos da arquitetura estavam em viagem. Prevendo isso, na semana anterior foram antecipadas algumas etapas. Com esse planejamento pudemos concluir todas as fases no tempo proposto, sem contratempos.
Todas as partes do projeto foram pensadas para que despertasse o interesse do visitante e que este pudesse entender um pouco sobre a situação habitacional da comunidade Areias do Campeche.

As caixas de papelão, adquiridas em supermercados da região, foram pré-montadas de forma a agilizar o deslocamento do prédio da Arquitetura até o local de instalação, em frente a reitoria. Essas caixas representavam as casas da comunidade e foram organizadas de forma que os visitantes pudessem caminhar entre elas, porem com espaço reduzido. Assim, eles poderiam ter a sensação de estar na comunidade e também ter mais acesso as transparências e fotos. Estas, foram anexadas as caixas em locais estratégicos de forma que os visitantes caminhassem por toda a instalação. As transparências continham frases com informações sobre a comunidade para que o visitante entendesse melhor a situação do local. As fotos apresentadas foram tiradas pelos membros do grupo durante a visita ao local na data de 18/04/2016 e serviram pra mostrar o cotidiano da comunidade.

As caixas de papelão revestidas de TNT vermelho representavam as casas do entorno da comunidade, demonstrando o contraste social e habitacional da região. Devido as possíveis intempéries , foram colocados alguns grãos de brita dentro das caixas revestidas com TNT. Desta forma, o peso do agregado não deixaria a caixa sair do lugar. Nas demais, foram deixadas as abas do fundo livre para que fossem anexadas ao chão com fita adesiva. Ao final da montagem foram colocados sacos de lixo sobre todas as caixas para que essas não se degradassem com a possibilidade de chuva, vento e sereno.

As caixas de remédio, revestidas com fita de modo a padronizá-las , foram pensadas para que os visitantes pudessem interagir com elas. Deste modo, estes podiam fazer a disposição das moradias da comunidade da forma que achassem mais adequada. Essas caixas foram colocadas sobre mesas escolares de modo a proporcionar uma altura que ficasse confortável aos visitantes. As mesas foram colocadas no entorno do perímetro da comunidade representado no chão com fita adesiva, de modo que eles pudessem visualizar com facilidade a instalação representativa da comunidade. A agricultura familiar bastante presente na comunidade foi representada por plantas de cartolina confeccionadas pelos próprios estudantes e distribuídas sobre as caixas, juntamente com as fotos e transparências.

Comments