Análise dos Ecossistemas da Área
- Júlia Thomé
- 25 de mai. de 2016
- 5 min de leitura
DUNAS
As dunas são pequenas elevações arenosas que se formam em locais onde o mar traz mais areia para a praia do que consegue levar de volta e que apresentam algumas características que favorecem o acúmulo da areia como: ventos constantes que sopram em uma direção predominante, baixa pluviosidade e uma área bastante extensa onde a areia possa se acumular.
Segundo a legislação brasileira as dunas são consideradas áreas de preservação permanente (APP) e têm sua preservação garantida por lei pelo fato de constituírem um ecossistema com características próprias e bastante diferenciadas como fauna e flora adaptadas para sobreviver em regiões mais secas e quentes e, em alguns casos, de mudanças constantes.
De acordo com o site da Prefeitura de Florianópolis, as Dunas do Campeche abrigam uma área de 121 hectares e são tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico do Município, pelo Dec. 112/85, sendo Área de Preservação Permanente (APP). É caracterizada por dunas fixas, semi-fixas e móveis, todas situadas ao longo da praia. Nestes locais encontra-se vasta vegetação de restinga, herbácea, arbustiva e arbórea; e também vegetação rasteira. À medida que a vegetação pioneira cresce, as dunas ganham volume e altura. Com o passar do tempo, outras plantas colonizam o local, mantendo o equilíbrio ecológico e a estabilidade do cordão de dunas litorâneas. Podemos encontrar uma grande quantidade de espécies pioneiras, como o cipó-de-flores, entre outras.
A fauna é um pouco escassa neste ambiente, devido a altas taxas de salinidade, baixas taxas de umidade, instabilidade térmica; sendo assim, poucos animais são adaptados a este hábitat.
Conforme explica o Geógrafo Cal Lopes, “As dunas e as faixas de praia, sob o ponto de vista legal, são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APP). São caracterizadas, como regra geral, pela intocabilidade e vedação de uso econômico direto e em face da indiscutível relevância ambiental, inclusive como áreas de recarga de aquíferos subterrâneos, devido à alta permeabilidade do solo, devem ser
preservadas de forma absoluta, isto é, sem sofrer qualquer processo de modificação ou ocupação”.

RESTINGA
A restinga é uma formação característica do litoral, próxima ao mar, pioneira, e muito sensível à ação humana, pois se interpõe entre a ocupação urbana e a faixa de areia. São formações vegetais costeiras, extremante adaptadas a condições adversas como ventos, terreno arenoso, baixos níveis de fertilidade do solo. Possuem elevado grau de salinidade devido à sua proximidade com o mar.
A vegetação é maior quanto mais protegida fique do mar. A vegetação mais distante da água geralmente é a mais robusta, mais alta. As dunas também compõem as restingas, devido à ação do vento e ao depósito feito pelo mar.
As áreas de restinga são repositórios de vida, servindo de berço e abrigo para o nascimento de dezenas de espécies de animais e é constituído de diferentes espécies da nossa flora.
Não bastasse o fato de que devemos preservar este ecossistema pela fauna que abriga, é importante saber que a restinga é responsável pelo controle do avanço das dunas e uma barreira natural contra as ressacas.
A vegetação das restingas é influenciada por alguns fatores abióticos, entre os quais se destacam a topografia do terreno, que pode apresentar faixas de elevações (cordões arenosos) e faixas de depressões (entre-cordões) dependendo dos processos de deposição e remoção de materiais nessas regiões; a influência marinha, que diminui à medida que se avança para o interior e o solo, um importante condicionador e fator limitante da distribuição de formações florísticas. Essas condições ambientais determinam as diferentes fisionomias vegetais da restinga.
A fauna é bastante rica. Muitas aves migratórias utilizam as restingas como locais de alimentação e descanso. O maria-farinha é um caranguejo comum nas praias arenosas e cava suas tocas acima da área de maré. As tartarugas marinhas utilizam as restingas como locais de desova.
A restinga é um ambiente bastante prejudicado pela expansão urbana, que tem transformado extensas matas de restinga em áreas urbanas horizontais. Várias espécies da fauna e flora da restinga brasileira estão em extinção, por isso atualmente a conservação dos remanescentes existentes é prioritária.

MANGUEZAL
O manguezal é um ecossistema costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar em regiões tropicais e subtropicais do mundo, ocupando ambientes inundados por marés, tais como: estuários, lagoas costeiras, baías e deltas. Esses ambientes são caracterizados, não obrigatoriamente, pela mistura entre as águas doce e salgada. As plantas que compõem o manguezal e dominam a paisagem desse ecossistema são os mangues.
O manguezal possui uma variedade de nichos ecológicos, por isso abriga uma fauna diversificada representada por anelídeos, moluscos, crustáceos, aracnídeos, insetos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Além disso, esse ecossistema funciona como o verdadeiro “berçário da natureza”, pois apresenta condições ideais para reprodução e desenvolvimento de formas juvenis de várias espécies, principalmente crustáceos e peixes. Dentre outras importantes funções dessa vegetação, destaca-se a proteção da linha costeira contra ações erosivas e o fato de ser fonte de renda e alimentos para as pessoas que vivem em seu entorno.
Como reconhecimento pela sua importância, os manguezais são considerados hoje Áreas de Preservação Permanente, mesmo assim continuam sendo progressivamente destruídos. A poluição é uma grande ameaça a esse ecossistema, que também sofre com a expansão urbana e industrial. O uso sustentável desse ambiente é fundamental para que ele exerça seu papel ecológico e econômico.
Na Ilha os manguezais são de baixa biodiversidade, com apenas 3 espécies de árvores. Situados em áreas planas, inundáveis em maré alta e emersos em baixa, encontram-se nas margens das baías Norte e Sul e nas desembocaduras dos principais rios da Ilha. O Manguezal do Rio Tavares, que compreende o Campeche, é atualmente o maior da Ilha. Teve sua área reduzida principalmente com a implantação da Base Aérea de Florianópolis e do Aeroporto Hercílio Luz, por meio de aterros e drenagens artificiais. A rodovia que atravessa o manguezal no sentido norte-sul forma um dique de represamento das águas da maré que, por causa disso, tem como único acesso o canal principal.

MAR
Os ecossistemas marinhos incluem os oceanos e mares, principalmente. Vale lembrar que a vida surgiu e evoluiu neste ecossistema. O meio marinho é muito estável, se comparado com habitats terrestres e de água doce. A salidade fica em torno de 3,5% e as temperaturas das correntes marinhas variam pouco. A luz solar penetra até 200 metros de profundidade. Estas características favorecem o desenvolvimento e manutenção da vida neste ecossistema.
A caraterística mais importante do mar é que se estende nas três direções do espaço, isto é, o médio é tridimensional e instável, destacando o forte dinamismo que tem as marés, correntes eoleaje. Nos oceanos não existem barreiras geográficas como as da terra firme, (desertos, serranias, rios caudalosos), existem outros fatores capazes de limitar a distribuição dos seres marinhos.
Dentre os principais problemas do ecossistema marinho provocados pelo homem destacam-se o desequilíbrio na dinâmica do ecossistema pela pesca, que provoca a diminuição na capacidade de reprodução de algumas espécies e a contaminação marinha provocada por resíduos de origem urbana.

Fontes:
http://www.infoescola.com/geografia/mangues-manguezal/
http://www.guiafloripa.com.br/cidade/informacoes-gerais-sobre-florianopolis/geografia
http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/floram/index.php?cms=areas+de+preservacao
http://www.resumosetrabalhos.com.br/a-ecossistema-marinho.html
http://www.todabiologia.com/ecologia/ecossistemas_aquaticos.html
http://www.guiafloripa.com.br/turismo/praias/campeche/pontos-turisticos/dunas-do-campeche
http://floripamanha.org/2011/01/preserve-as-praias-dunas-restingas-e-manguezais/#sthash.4NrPs4le.dpuf
http://www.infoescola.com/geografia/dunas/
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/ecossitema_costeiro/dunas_-_localizacao_e_fauna.html
http://movimentososbicho.blogspot.com.br/2011/12/conhecendo-o-ecossistema-restinga.html
http://www.infoescola.com/biomas/restinga/
preservadas de forma absoluta, isto é, sem sofrer qualquer processo de modificação ou ocupação”.
Komentáře