top of page
Buscar

Estratégias de projeto

  • Monique Szpoganicz
  • 9 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Nossa estratégia de projeto para a área consiste em requalificar o modo de viver da comunidade, trazendo infraestrutura para a região e criando um ambiente que pare com as comuns tentativas de despejo.

- Métodos de implantação:

Uso da área verde livre para a moradia social, usando sua área de forma dissipada entre a moradia coletiva, ainda sendo de uso público. Ao usar essa área como parte do projeto, podemos criar uma implantação em etapas, que consista na criação da primeira parte dentro dessa área e então, após concluída, poderíamos iniciar a mudança das famílias, seguida de um novo processo de construção sobre as áreas já "esvaziadas".

- Escala humana, legislação e entorno:

A ideia de criar um espaço que não perca a escala humana, que se insira no entorno de maneira agradável, é amplamente suportada pelo próprio Plano Diretor do Campeche, que tem como limite a construção de 3 pavimentos.

- Relação entre escalas:

Esperamos criar um espaço que se relacione e permaneça aberto para a comunidade, de maneira a propor não somente a moradia social mas também um espaço público de qualidade para a região, que vise atender principalmente as camadas mais desfavorecidas do projeto, mas não segregando-os.

Através da associação de alguns outros usos no espaço, esperamos criar também uma nova vivência na comunidade do entorno, que hoje não possui um "centro" e é bastante dissipada.

Sobre as relações entre as próprias moradias, buscamos enfatizar as transições entre escalas (público, semi-público e privado) de maneira a criar estes espaços porém sem ser de maneira a segregá-los uns dos outros. O uso público seria mais relacionado aos serviços e a área verde de lazer permeável do terreno, o uso semi-público seria de uso comunitário dos moradores das Areias e o uso privado seriam as próprias moradias. Uma preocupação é a criação de privacidade e acesso, como por exemplo em alguns dos casos estudados em que o fluxo de moradores entrava em conflito com as áreas de aberturas das outras residências.

- Área de tombamento:

De maneira a seguir a legislação e legalizar a área, propomos que a área de tombamento não seja utilizada no empreendimento e também pensamos em propor a remoção das casas que não pertencem a comunidade mas que se encontram dentro do terreno de dunas da própria praia.


 
 
 

Comments


Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page